Presente na mídia virtual e difundido em todo o planeta, o e-mail se tornou uma ferramenta muito utilizada para ligar pessoas e também na estratégia de marketing digital de diversas empresas. Entretanto, é muito difícil conseguir ter contato com um número maior de clientes realizando o envio de mensagens de forma manual. Nesse sentido, surgiu a automação de e-mail marketing para resolver esse problema e acelerar o processo.

Quer saber mais como funciona e quais as vantagens de aplicá-la em sua empresa? Então continue lendo este artigo.

A automação de e-mail:

Como funciona?

A ferramenta realiza o envio programado de e-mails que podem ser distribuídos através de estímulos pré-determinados de uma organização para seus potenciais clientes. A partir do momento que ele preenche um formulário e se torna um lead, passa a receber automaticamente e-mails, que são enviados e ordenados em nichos específicos, conforme o seu perfil de interesse, e configurados pela equipe de marketing de forma personalizada, com o objetivo de aumentar as possibilidades de conexão e interação até o momento da compra.

Quais as vantagens?

Economia de tempo

Quanto tempo o seu setor de marketing levaria para avaliar o perfil de milhares de leads e separá-los de acordo com a lista que eles se adéquam? Demandaria um tempo absurdo e ainda prejudicaria as demais atividades exercidas por esses profissionais no dia a dia.

Com a ajuda da automação só é preciso definir os critérios de qualquer lista uma única vez, ajustar os e-mails e o restante fica no automático. Assim, sua equipe de marketing fica apenas monitorando esse processo e economiza tempo para se dedicar a novas alternativas para atrair clientes.

Sintonia entre a equipe marketing e vendas

Quando as duas equipes se unem é garantia de bons resultados. Isso ocorre porque através da automação de e-mail marketing os leads vão sendo qualificados de acordo com seu grau de envolvimento, e só serão transferidos para o time de vendas quando realmente estiverem qualificados e seguros do que querem (como clicar na opção “saber mais”, por exemplo). Com isso, os vendedores não perderão tempo com leads que ainda não estão preparados para compra, deixando os vendedores mais satisfeitos.

Mais acesso ao desempenho

A automação além de ajudar a economizar tempo, também permite que a equipe tenha acesso aos dados sobre o desempenho dos disparos automáticos. Indicadores como taxa de cliques, taxa de rejeição, taxa de leitura e, inclusive, a taxa de envios que chegaram como spam.

Tudo em tempo real, para ter uma avaliação completa e, desta forma, auxiliar na tomada de decisões, além de testar e aprimorar estruturas de e-mail no sentido de ver qual funciona melhor em cada momento.

Envio para diferentes nichos 

Como  já abordado , enviar o mesmo e-mail para todos os seus leads não configura e-mail marketing, tampouco vai produzir resultados significativos para sua empresa. Os e-mails serão genéricos e não atenderão as necessidades dos leads, que acabarão se descadastrando.

A automação permite personalizar o conteúdo segundo o perfil do respectivo cliente e de acordo com o nicho relacionado ao seu negócio, para obter melhores resultados e aumentar o faturamento.

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