Não há dúvida que as redes sociais tomaram o mundo de forma avassaladora. E os brasileiros são campeões de uso dessas novas mídias. Segundo dados de um levantamento de 2019 da We are Social e do Hootsuite, somos os mais ativos da América Latina.

A pesquisa aponta que cerca de 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, seja apenas postando coisas de sua vida, seja fazendo negócios ou buscando por produtos e serviços.

Isso só demonstra o quanto as redes são importantes para qualquer tipo de negócio. Sendo assim, vamos apontar sete (7) elementos que são fundamentais para serem usados em qualquer estratégia de comunicação via redes sociais. Confira!

1. Persona

É preciso que você determine qual o perfil do seu público-alvo. Informações como renda média, idade, localização, gênero, entre outras, são muito importantes para atingir seus objetivos.

No entanto, existe uma diferença entre público-alvo e persona: o público-alvo possui características mais abrangentes e a persona tem como objetivo caracterizar um comprador real. Essas coisas podem ser utilizadas em sua estratégia nas redes sociais.

2. Planejamento

Nada na vida se faz sem planejamento e isso não poderia ser diferente em sua comunicação pelas redes sociais. É preciso definir metas e objetivos, entender o que se quer alcançar, criar um calendário para postagem também é importante para o seu planejamento.

3. Relevância

O conteúdo que você for criar para se comunicar com seu público pelas redes sociais precisa ser relevante. Do contrário, você não alcançará seus objetivos. Por isso, é importante se colocar no lugar do seu cliente (utilize a persona) para imaginar o que seria interessante para ele? O que ele gostaria de saber? Quais dicas seriam legais para ele? Tudo isso, combinando também com seus objetivos de divulgação.

4. Imagem

Não é novidade para ninguém que as imagens são elementos que chamam a atenção do público nas redes sociais. Por isso, invista muito nisso. Escolha fotos e imagens de qualidade, que aumentem a relevância do que foi postado. Isso prende o interesse de seu público ao seu negócio.

5. Relacionamento

Criar um relacionamento com seus seguidores é uma das coisas mais importantes na comunicação através das redes sociais. Por isso, interaja com eles. Leia e responda seus comentários e dúvidas. Curta o que eles disserem. Crie um clima positivo de conversa com eles, usando humor.

6. Programação de posts

Anteriormente citamos a importância da criação de um calendário. A programação de posts é a materialização disso. A programação ajuda você a se organizar e a não ficar muito tempo sem nada postado nas redes.

7. Monitoramento

Monitorar os resultados de suas postagens é fundamental para a estratégia de comunicação pelas redes sociais de qualquer empresa. É preciso fazer a análise de número de visitas, de cliques por postagem, conteúdo, alcance das postagens, horário de publicação etc. Assim, você pode testar coisas novas, ajustar as que apontarem falhas e melhorar as estratégias que estiverem dando certo.

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