Com o desenvolvimento tecnológico e da informática, novas formas de livros ou artigos expandidos surgiram, como é o caso do e-book. Para quem ainda não sabe o que é, trata-se, dito de grosso modo, de um livro digital, que pode abordar os mais variados e distintos temas.

Além disso, são soluções capazes de melhorar a comunicação sindical. Sabia disso? Caso deseje compreender como, acompanhe a leitura!

A multifuncionalidade de um e-book

Um e-book, como dissemos, é um livro digital, ou seja, aborda conteúdos e assuntos de forma um pouco mais aprofundada, o que é diferente no caso de um artigo simples ou de um texto para blog.

Nesse sentido, um e-book pode ser utilizado como um instrumento de comunicação para esclarecer, educar e orientar o público de interesse de um sindicato, mas de forma completa.

E, como sabemos, um sindicato é uma organização que trabalha com vários temas, dentre eles, por exemplo:

Educação

Antes de ser uma organização que busca lutar pelos direitos dos filiados e da categoria profissional, um sindicato é uma escola de aprendizagem, no sentido de que pode educar a sociedade, as empresas e os próprios filiados. Assim, um e-book pode trabalhar o sindicato nesse contexto.

Assistência social, psicológica e jurídica

Muitas pessoas não entendem o lado social e assistencial de um sindicato, vê-o apenas como uma máquina pública que busca retirar do bolso do contribuinte a taxa de contribuição, que hoje já não é mais obrigatória.

Então, da mesma forma que foi dito anteriormente, o sindicato pode utilizar o e-book para esclarecer e divulgar os seus serviços, evidenciando que eles estão disponíveis para o afiliado que precisar. Dessa forma, a organização trabalha a sua imagem e, ao mesmo tempo, educa os afiliados ou os que desejam se filiar.

História

O sindicato tem ocupação marcante na história da democratização das sociedades, em geral, não apenas no Brasil, principalmente no tema “trabalho”. Ao longo da história das relações de trabalho, o sindicato se fez presente de maneira decisiva, orientando assim o campo do trabalho, bem como a criação de direitos com o objetivo de preservar a dignidade do trabalhador.

No entanto, muitas pessoas só têm uma breve noção disso, fato que justifica a criação de um material que busque dar a eles as informações completas sobre a história dos sindicatos no âmbito mundial e brasileiro.

Fazendo isso, o sindicato não apenas estabelece uma relação de valor com os seus filiados, mas também se fortalece.

Um e-book também pode ser utilizado para que o sindicato conte a sua própria história, ou seja, como ele surgiu, em qual contexto e com quais objetivos, quais foram os seus fundadores e quais conquistas alcançaram.

Aqui, apresentamos a multifuncionalidade de um e-book, enfatizando que ele pode ser utilizado pelo sindicato de maneira estratégica e de forma a contribuir para o melhoramento do relacionamento entre ele e seus públicos.

Ficou alguma dúvida? Esperamos que não. Mas caso tenha ficado, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe altamente qualificada que pode lhe ajudar, e muito.