Toda empresa precisa definir seus objetivos e alinhar as ferramentas e estratégias que irão fazer com que as metas sejam alcançadas. Independente do ramo ou nicho de atuação, todo negócio requer um plano de comunicação eficaz.

Tudo é comunicação, seja ela online, impressa, por vídeo ou áudio. Os negócios para funcionarem bem estão o tempo todo comunicando seus produtos e serviços para um público.

Se você estava com dúvida de como criar um plano de comunicação eficaz na sua entidade, confira as dicas que preparamos e comece já.

O que é um plano de comunicação?

O plano de comunicação é um documento onde são definidos os objetivos da empresa e quais serão as ações a serem tomadas em cada uma das etapas, sempre visando um público a ser atingido, periodicidade, canais, estratégias de marketing etc.

Não é algo definitivo, e sim pode e deve ser atualizado de acordo com as novas demandas da empresa. Ter um plano de comunicação é fundamental para a sua entidade, porque ele ajuda que o seu negócio consiga um bom posicionamento no mercado, cria uma relação mais estreita com o público, principalmente agora com o crescimento das redes sociais e, claro, aumentam as chances de fazer mais vendas e boas parcerias.

Dicas para você elaborar um plano de comunicação

1 – Defina os objetivos da sua entidade

Para criar um plano de comunicação eficaz, o primeiro passo é definir os objetivos da sua entidade, principalmente se você ainda está no início do negócio. Coloque no documento os objetivos gerais que poderão te levar mais longe, e outros mais específicos para ações pontuais e projetos especiais.

2 – Faça uma análise da situação atual

Com a sua equipe, faça uma avaliação do negócio para compreender a situação atual da empresa e, assim, passar para o plano de comunicação pontos principais que precisam ser melhorados e trabalhados para e que irão levar a sua entidade mais longe.

3 – Defina e conheça o seu público

Conhecer o público-alvo é mais um desafio que você terá na hora de criar um plano de comunicação eficiente. Hoje, há ferramentas e estratégias no mercado de marketing digital que ajudam a identificar o público através de métricas.

4 – Canais de atuação

Quais canais e mídias você pretende atuar? Isso também depende muito do público que a sua empresa quer atingir, mas hoje boa parte das pessoas está conectada, seja através de computador, tablets ou smartphones.

Sendo assim, através de canais como, Facebook, Instagram, YouTube, além de mídias impressas, cada uma delas pode ser interessante para o seu negócio.

5 – Estipule um orçamento

Todo plano de comunicação envolve um valor que deverá ser investido em equipe, criação de conteúdo, design, ferramentas, anúncios… Por isso, é preciso definir um orçamento para poder assim colocar o plano de comunicação em prática.

Algumas empresas optam por terceirizar essa área da comunicação para agências de marketing e assessorias de impressa. Assim, avalie qual é a melhor forma da sua entidade se posicionar.

6 – Crie um cronograma

Em seguida, é preciso definir um cronograma pontuando algumas das ações, lançamentos, campanhas, lives etc. Tudo o que a empresa pretende fazer na área de comunicação deve estar nesse cronograma.

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